Cade a Fogueira?

Nordeste! E tradição festas juninas por ali pois em junho, e o momento de se fazer homenagens aos três santos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Os Nordestinos aproveitam e agradecem as raras chuvas que caem sobre a terra deles e que servem para manter a agricultura!
O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
São João: Sabe as fogueiras? Então, há muito tempo atrás, Isabel, recebeu uma noticia em que o Anjo Gabriel teria falado com sua prima Maria que Isabel iria ficar gravida e o seu filho deveria ser batizado de João. Isabel, então disse para sua prima que mandaria colocar no alto da montanha um mastro enfeitado com flores vermelhas e acenderia uma fogueira ao seu lado, quando João nascer!
São Pedro:
Santo Antônio: E comum se ver em danças de festas juninas uma que quando João nascesse ela mandaria colocar no mastro de uma montanha uma  noiva e um noivo. Santo Antônio e considerado o Santo Casamenteiro, no dia 13 de junho, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar! Então as igrejas católicas distribuem o "pãozinho de Santo Antônio", diz a tradição que as mulheres que querem se casar devem comer deste pão.

Construindo!

Comentários